Inteligência emocional

Esse artigo conta uma história que nos faz refletir sobre inteligência emocional. Como você faz suas escolhas? Como reage a determinados desafios? Há quem ache que o Universo é injusto ao oferecer riqueza para uns e miséria para outros. Como será que se faz a divisão dos bens da Terra?  O que significa riqueza para você?

Refletindo sobre sua Inteligência Emocional

Inteligência Emocional é a capacidade que temos de administrar,  de forma suave e equilibrada, a nossa vida. Todos nós passamos por momentos tensos, tristes, difíceis e solitários. Mas qual a razão de uns superarem esses momentos com sensatez e outros não?

Passamos a maior parte de nosso tempo nos relacionando com as pessoas, seja  no trabalho, transporte público, trânsito, namoro, casamento, amizades, parentes, etc. É tudo uma questão de escolha. Quais são suas escolhas diante dos impasses que a vida lhe oferece? Como você reage quando é contrariado, elogiado ou agredido?

O sujeito considerado inteligente emocionalmente, pela psicologia, é aquele que consegue identificar as suas emoções e as dos outros e  trabalhá-las. Além disso, consegue gerar motivação e superar as suas desilusões. Exercitar a gratidão, encorajar os outros e ser altruísta também faz parte do comportamento dessas pessoas.

 inteligencia-emocional

Sabemos que hoje o QE (Quociente emocional) é tão importante quanto o QI (Quociente de inteligência). Profissionais de Recursos Humanos reconhecem que um candidato emocionalmente equilibrado tem grandes chances de ser escolhido para as vagas de empregos. Quem não quer um funcionário que persiste diante de frustrações, controla seus impulsos, sabe motivar a si mesmo, canaliza suas emoções e  incentiva as pessoas?

Se tiver interesse em se aprofundar sobre o assunto, o  psicólogo Daniel Goleman, escritor do livro “Inteligência Emocional” é um estudioso sobre o assunto.

Para ilustrar esse assunto, vou contar uma história que nos faz refletir como as nossas escolhas podem transformar nossa realidade.

A História do homem que foi para o céu…

Conta-se que um sujeito morreu e o mandaram para o céu. Chegando lá, depois de horas, chamaram ele, assim como um grupo de pessoas, para que entrassem em uma sala muito grande. Tudo muito bonito e uma grande mesa no centro. Em cima da mesa encontrava-se uma travessa enorme com uma sopa que exalava um cheiro maravilhoso e acalentava todos.

Sentaram-se à mesa já famintos e…quando viram as colheres, não conseguiam acreditar! As colheres tinham cabos enormes e eles não conseguiam levar a sopa à boca. Todos estavam com muita fome e agora bem contrariados também.. Foi quando um deles, muito  nervoso, chamou um anjo e começou a reclamar daquela situação absurda a qual eles estavam sendo expostos.

A reclamação de um deu força e coragem para que logo todos iniciassem as suas insatisfações e, quando menos se esperava, estavam todos brigando, xingando e se jogando sopa quente.

Nosso personagem achando tudo muito estranho, tratou de chamar um anjo no cantinho e pediu, com muita educação, que o querubim revisse o seu caso: Querido, me disseram que eu iria para o céu, mas isso aqui não pode ser o céu!

Desculpe senhor, tens razão, isso aqui não é o céu. Deve ter havido algum engano, me acompanhe. Vou levá-lo para o céu, disse o querubim.

Chegando lá, depois de horas, chamaram ele, assim como um grupo de pessoas, para que entrassem em uma sala muito grande. Tudo muito bonito e uma grande mesa no centro. Em cima dessa mesa também havia uma sopa que exalava um cheiro que maravilhava a todos.

A diferença é que não havia sopa voando, todos brigando e nem xingamentos ecoando…Ao perceberem que os cabos das colheres eram enormes, eles amorosamente alimentavam a pessoa que estava ao lado. E, assim, todos comiam satisfeitos ofertando e recebendo.

Essa história sempre me emociona. Estamos todos na mesma sala, com os mesmos recursos, mas cada um faz o que pode com o que recebeu.

Quer saber mais?

 

Quer compartilhar? Deixe seu comentário abaixo.

Namastê.

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também:

Se gostou desse artigo compartilhe com seus amigos. Meu nome é Débora e sou empreendedora digital. Agora tenho um sonho realizado, trabalho em casa e ainda contribuo com grandes causas sociais. Meu propósito é trazer reflexões e possibilidades. Junte-se a nós nesse grande projeto e torne-se um afiliado da Social Fórmula Top clicando aqui . Namastê sempre...


ATENÇÃO: O meu blog utiliza Copyscape Premium, um serviço de deteção e notificação automática de plágio, por favor pense nas consequências negativas do Google penalizar seu website antes de duplicar o meu conteúdo.