Como controlar o outro

A sexta visão do livro “A Profecia Celestina” mostra como que controlar o outro, para obter sua energia, é comum para a maioria dos seres humanos. É muito esclarecedora com relação aos nossos métodos para a obtenção dessa energia quando nos sentimos fracos. Mas fazemos isso sem perceber. A partir do momento que tomarmos ciência das nossas ações é que poderemos transformá-las.

Esclarecedora também no que tange a nossa forte ligação com relação aos nossos pais, por isso o autor denomina essa visão de: “Esclarecendo o passado”. Primeiro você deve rever tudo que herdou dos seus pais para compreender a sua identidade espiritual.

O autor lista 4 comportamentos utilizados por nós para manipular o outro e puxar sua energia. É o que ele chama de “dramas de controle”. São eles: “o intimidador”, “o interrogador”, “o distante” e o “coitadinho de mim ou a vítima”. Geralmente usamos mais o “drama de controle” que dava certo com nossa família. Observando o comportamento dos nossos pais, podemos ter ideia do nosso próprio comportamento. Mas podemos usar os outros “dramas” também, dependendo do  momento e/ou da pessoa a qual estamos tentando manipular.

Como controlar o outro

Farei um breve resumo de cada “drama de controle” para que você possa avaliar a presença deles nas suas relações e, assim, poder ter consciência das suas atitudes. Mas recomendo a leitura das páginas 165 a 169 do “Guia de Leitura de A Profecia Celestina” para uma total compreensão dos mesmos.

O Intimidador

São as pessoas que têm atitudes extravagantes, exageradas. Chamam a atenção pelo próprio comportamento barulhento. Tendemos a ficar apreensivos diante dessas pessoas porque tememos que seus comentários nos deixem em situações embaraçosas e nos causem irritação, raiva ou constrangimento. Essa insegurança  perante uma possível situação desagradável  faz com que a nossa energia seja canalizada para “o intimidador”. Eles, geralmente nos deixam ansiosos e têm o hábito de dominar a conversa.

O Interrogador

Estes são os críticos , questionam tudo. Ás vezes fazem “caras e bocas” para demonstrar seu descontentamento com relação a ideias e comportamentos alheios. Estão sempre prontos para apontar os erros das pessoas. A nossa atenção se volta para eles enquanto procuram as falhas dos outros e as suas. Enquanto tentamos provar nossa inocência ou defender nossas ideias mandamos nossa energia para eles. “Tudo que você disser provavelmente será usado contra você em alguma ocasião.” Quando estamos perto desse tipo de personalidade temos a sensação de estarmos sendo controlados por eles.

o-interrogador-dramas-de-co

O Distante

O distante vive em seu mundo interior, com insegurança e medo. Inconscientemente acham que os outros vão procurar agradá-los por parecerem misteriosos e desligados. Acreditam que tem que fazer tudo sozinhos e, por isso, não costumam pedir ajuda de ninguém. São frequentemente solitários e temem que os outros imponham a vontade deles ou questionem as suas.

O Coitadinho de Mim ou a Vítima

São os que despertam compaixão, é assim que atraem a nossa energia na sua direção. Acham que não têm poder suficiente para enfrentar o mundo. São pessimistas, adoram relembrar dramas e crises. Aparentemente são vulneráveis e precisam de ajuda, mas na verdade, não querem a solução porque perderiam sua fonte de energia.

Querido(a) leitor(a), esse artigo assim como os outros oito que postei sobre as nove visões do livro “A Profecia Celestina”, de James Redfield, são  fragmentos do Guia de Leitura do mesmo autor e coautoria de Carol Adrienne  (ler artigo “Crescimento Espiritual através de 9 visões de um manuscrito”). Acredito que fazendo algumas reflexões a respeito de nossos comportamentos, possamos evoluir como seres humanos e transformar nossas vidas. Recomendo a leitura do livro bem como do Guia de Leitura já citados.

Quer saber mais?

• Livro: A Profecia Celestina de James Redfield – 1993 / Editora Objetiva.

• Livro: Guia de Leitura de A Profecia Celestina de James Redfield e Carol Adrienne – 1995 / Editora Objetiva

• Também pode ser encontrado em formato de e-book e audiobook

• Site oficial: https://www.celestinevision.com

• Filme completo dublado: A Profecia celestina

 https://www.giovannirocha.com/dramas_e_controle_8.html

 

Vamos conversar? Deixe seu comentário abaixo.

Namastê.

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também:

Se gostou desse artigo compartilhe com seus amigos. Meu nome é Débora e sou empreendedora digital. Agora tenho um sonho realizado, trabalho em casa e ainda contribuo com grandes causas sociais. Meu propósito é trazer reflexões e possibilidades. Junte-se a nós nesse grande projeto e torne-se um afiliado da Social Fórmula Top clicando aqui . Namastê sempre...


ATENÇÃO: O meu blog utiliza Copyscape Premium, um serviço de deteção e notificação automática de plágio, por favor pense nas consequências negativas do Google penalizar seu website antes de duplicar o meu conteúdo.
  1. […] > Observe seus pensamentos nesse estado e perceba a diferença quando você está no seu “drama de controle“. […]