O Ser Saudável: saúde integral

O Ser Saudável é um estado de saúde integral. Há alguns anos saúde significava ausência de doença. Hoje, a “Organização Mundial de Saúde” (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social.”

Isso significa que não podemos mais tratar um ser tão complexo  observando apenas seu estado físico. E que o fato de você não ter alguma doença visível não faz de você uma pessoa saudável. E que tratar a doença sem cuidar da causa não resolve mais.

No princípio do ano  2000 eu tive uma pneumonia que, quando foi descoberta, só podia ser tratada com medicamentos intravenosos. Quando saí do hospital levei comigo um novo bichinho, nem tão estimado: uma bactéria chamada pseudomona. A cara da morte aparecia em todos os espelhos, pisos brilhantes e vidros limpos pelos quais eu passava. Infecção hospitalar não é brincadeira.

Acredito então, que a questão da saúde é mais profunda do que imaginamos. Lembro nitidamente do momento de vida pelo qual passava…tristeza em relação ao meu trabalho e à minha vida. Eu estava muito insatisfeita mas aparentemente, não havia demonstração desse estado em meu corpo físico até o momento da descoberta da tal pneumonia.

E , apesar do estado deplorável que eu me encontrava no hospital, eu não manifestava vontade de voltar para a minha rotina anterior. Pensei até em escrever uma carta de despedida, mas desisti. Parentes vieram de longe para me visitar. E assim eu fiquei por alguns meses até operar e retirar o pedaço de pulmão que estava servindo de moradia para a chamada bactéria oportunista.

Não morri, mas tive que tomar providências com relação ao meu trabalho e à minha vida. Então, eu tinha uma certeza, comprovada ou não cientificamente, a de que aquela situação tinha sido gerada pela minha frustração, pela minha tristeza, pela minha falta de perspectiva…

Ser saudável é ser feliz

 Ser saudavel - saúde integral

Sorria com o coração!

Posso dizer que a minha tristeza criou a minha doença? Joe Dispenza, doutor em bioquímica, diz que somos máquinas de produzir realidade. Criamos constantemente os efeitos da realidade. Então você pensa: Eu sou um monstro porque crio doença, stress, depressão, sofrimento e dor para minha vida? Bem, não é tão simples assim. Grandes verdades relacionadas a nós mesmos nem sempre são fáceis de perceber ou reconhecer.

E é justamente nesse ponto que eu vejo nosso maior desafio…o autoconhecimento. E é por isso também que o autoconhecimento é o único caminho para uma vida saudável em toda a plenitude da palavra. Quando o pensamento e a emoção não estão andando na mesma direção, o equilíbrio é comprometido e isso afeta o corpo físico.

Quando o corpo expõe uma enfermidade significa que essa “mazela” foi apenas materializada. E para curar qualquer distúrbio devemos buscar a causa, olhar o ser como um todo muito maior que a junção de suas partes. Um ser saudável integral é um ser em equilíbrio na sua totalidade.

 Já aconteceu algo parecido com você? Quer compartilhar? Deixe seu comentário abaixo.

Namastê.

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também:

Se gostou desse artigo compartilhe com seus amigos. Meu nome é Débora e sou empreendedora digital. Agora tenho um sonho realizado, trabalho em casa e ainda contribuo com grandes causas sociais. Meu propósito é trazer reflexões e possibilidades. Junte-se a nós nesse grande projeto e torne-se um afiliado da Social Fórmula Top clicando aqui . Namastê sempre...


ATENÇÃO: O meu blog utiliza Copyscape Premium, um serviço de deteção e notificação automática de plágio, por favor pense nas consequências negativas do Google penalizar seu website antes de duplicar o meu conteúdo.