Pensamento, emoção e saúde

Pensamento, emoção e saúde…

Os pensamentos afetam as nossas emoções e, consequentemente  a  nossa saúde. Já aconteceu com você algo parecido como sentir dor no estômago quando está muito preocupado? Ou dor de cabeça quando tem que tomar uma difícil decisão?

Acredito que todos nós já tenhamos passado por essas experiências, mas às vezes não nos damos conta da ligação direta entre nosso corpo físico e o emocional.

O ser humano não é apenas uma junção de órgãos, com cabeça, tronco e membros. Nossos pensamentos, emoções e crenças interagem com o corpo físico. É uma orquestra que pode estar afinada ou não.

E, além da interação do físico, mental, emocional e espiritual interagimos também com o físico, mental, emocional e espiritual dos outros e com o Universo! Imagine tudo isso, que é pura energia em movimento constante e incessante.

Somos muito complexos para dizer que criamos nossas doenças e pronto. Apenas acredito que temos parte nessa história, somos coautores. Então podemos ajudar, atrapalhar ou ficarmos  neutros.

Ritmo acelerado…

pensamento-emocao-e-saudeA rotina estressante, o acúmulo de atividades, o trânsito e as obrigações podem nos deixar sem tempo para fazermos coisas simples como andar sem rumo e sem horário, olhar o pôr do sol, sentir o vento no nosso rosto, o cheiro de uma flor…e outras tantas coisas simples e gratuitas.

Se não ficarmos atentos aos nossos hábitos podemos acabar fazendo todos os dias a mesma coisa, no “automático”, como acordar, trabalhar, ver TV, dormir…

E sem perceber entristecemos e adoecemos.

Para dar uma “forcinha para o universo” seria  interessante adotar  atitudes que nos tragam benefícios.

O mais importante a fazer primeiro é começar a se observar para se conhecer. O autoconhecimento vai lhe dar capacidade de discernimento. Não adianta querer ser e fazer coisas que não lhe dizem respeito ou não são compatíveis com seu jeito.

Quando você está atento a si mesmo consegue “bloquear” determinados pensamentos não deixando que se amplifiquem e se tornem nocivos.

Não é fácil saber até onde ir…quando devemos ousar fazer coisas novas e diferentes ou parar por aceitar e respeitar os nossos limites. Paciência e determinação é fundamental nessa hora.

Procure ler, ouvir e ver coisas que elevem o seu estado de humor ou de espírito. Mantendo seu estado emocional equilibrado e sadio, já estará contribuindo para a elevação do seu nível energético e de todos que lhe rodeiam.

Só não vale desistir.

Quer saber mais:

 

Quer conversar? Deixe seu comentário abaixo. Terei prazer em responder.

Namastê.

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também:

Se gostou desse artigo compartilhe com seus amigos. Meu nome é Débora e sou empreendedora digital. Agora tenho um sonho realizado, trabalho em casa e ainda contribuo com grandes causas sociais. Meu propósito é trazer reflexões e possibilidades. Junte-se a nós nesse grande projeto e torne-se um afiliado da Social Fórmula Top clicando aqui . Namastê sempre...


ATENÇÃO: O meu blog utiliza Copyscape Premium, um serviço de deteção e notificação automática de plágio, por favor pense nas consequências negativas do Google penalizar seu website antes de duplicar o meu conteúdo.