Reiki: energia vital

A origem da palavra Reiki vem do Japão, onde Rei significa “Universal” e Ki é o mesmo que “Energia Vital“.  Então Reiki significa Energia Vital Universal. Foi um japonês denominado Mikao Usui que introduziu essa prática no mundo.

Sua história, em relação ao Reiki, começa em Kioto, onde dirigia uma Universidade Cristã. Os seminaristas queriam que lhes ensinassem como Jesus curava. Usui os respondeu que não sabia. Mas, a partir daí, saiu em busca de uma resposta. Depois de muitos anos de busca, estudos e peregrinação ele se recolheu em jejum e meditação durante 21 dias e, finalmente o segredo lhe foi revelado: a cura está dentro de você e suas mãos têm a energia que precisas para curar a si mesmo e aos outros.

O Caminho do Amor

Depois da descoberta o monge saiu para praticá-la e divulgá-la. Seu primeiro discípulo foi o médico Hayashi que adotou o Reiki aos seus conhecimentos de medicina e iniciou a Sra Takada como mestra, coisa que, até aquele momento, só podiam ser passados para homens.

Foi a Sra. Takada que difundiu o Reiki no ocidente. Graças ao Dr. Hayashi que o Reiki ficou estruturado permitindo que todas as pessoas pudessem utilizá-lo sem a necessidade de conhecimentos especiais.

Então o Reiki foi trazido para nossa cultura ocidental e podemos usufruir do seu poder de cura. Podemos aplicar o Reiki em nós mesmos e nos outros, dependendo do seu nível de conhecimento sobre ele.

reikiA energia Vital chamada de “Ki” no Japão é a mesma chamada de “prana” na Índia ou “Chi” na China. Todas se referem a força primordial da vida que se encontra em todos nós. A questão é saber como acessá-la para o nosso bem e, consequentemente, o bem de todos. O que difere é a maneira de como vamos utilizá-la. O sistema Usui de canalização dessa energia se dá através das mãos.

Reiki – Energia Vital

No Reiki utilizamos essa força cósmica, presente em todos os organismos, através da imposição das mãos em posições específicos pelo corpo.

Os princípios espirituais do Reiki são:

– Somente hoje, se liberte da raiva.

– Somente hoje, liberte sua criatividade e não se preocupe.

– Somente hoje, viva consciente no “Aqui Agora”.

– Ganha a tua vida honestamente e seja gentil com as pessoas.

– Demonstre gratidão pelas bênçãos do Universo e a todas as coisas vivas.

– Demonstre compaixão por todos os seres.

– Pela manhã e à noite, coloque-se em estado de prece e  entoe essas palavras com seu coração.

Mais uma vez podemos perceber que as coisas fluem através de nós. E, mais uma vez, entendemos que o autoconhecimento é o único caminho para a realização plena chamada de felicidade. Quando procuramos interiorizar esses princípios vamos  entendendo as nossas limitações, nossos medos e, só assim, poderemos eliminá-los. Então olhe para dentro de você e procure as respostas.

Para acessar o conhecimento do Reiki procure um mestre para iniciá-lo.

Mais um caminho…

Que tal compartilhar suas ideias comigo? Deixe seu comentário abaixo, vamos conversar.

Namastê.

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também:

Se gostou desse artigo compartilhe com seus amigos. Meu nome é Débora e sou empreendedora digital. Agora tenho um sonho realizado, trabalho em casa e ainda contribuo com grandes causas sociais. Meu propósito é trazer reflexões e possibilidades. Junte-se a nós nesse grande projeto e torne-se um afiliado da Social Fórmula Top clicando aqui . Namastê sempre...


ATENÇÃO: O meu blog utiliza Copyscape Premium, um serviço de deteção e notificação automática de plágio, por favor pense nas consequências negativas do Google penalizar seu website antes de duplicar o meu conteúdo.