Saudação ao Sol

Saudação ao Sol, fonte de energia e vida.  As antigas tradições o reverenciavam como um Deus. Na tradição hindu, o sol é considerado o coração do mundo físico e espiritual. Devemos celebrar o nascer de cada dia com adoração a Surya (Deus Sol). Podemos agradecer pelo dia praticando meditação ou fazendo a chamada Saudação ao Sol. Veja abaixo.

Surya Namaskar ou Saudação ao Sol

Existe uma série de 12 posturas de yoga chamada de “Saudação ao Sol” que, em sânscrito (Língua antiga da Índia), é conhecida como Surya Namaskar. Esta série, feita em uma certa sequência, nos traz leveza, felicidade e disposição para começarmos nosso dia. É um excelente energizante,  considerado como um exercício corporal completo.

A prática pode ser realizada todos os dias, preferencialmente na parte da manhã. Devemos estar com o estômago vazio para evitar enjoos ou mal-estar. É importante realizar as 12 posturas, pelo menos  duas vezes, uma para cada lado do corpo. Algumas pessoas, praticantes de yoga, costumam fazer a série 12 vezes, e levam entre 12 a 15 minutos para realizá-la. Para os iniciantes recomenda-se poucas repetições.

 saudacao-ao-sol

O praticante deve ter o foco na respiração e no momento presente. Sua interiorização requer humildade, força de vontade e concentração.

Podemos praticar de forma lenta ou dinâmica. Em ritmo lento gera calma e introspecção e na forma dinâmica é um excelente exercício cardiovascular. Mas é sempre importante conhecer as posturas e saber como realizá-las com atenção, sincronizando com a respiração, para evitar distensões. Por isso procure um profissional qualificado antes de se aventurar.

Alguns benefícios de se fazer Surya Namaskar todos os dias é que ele acalma a mente, desenvolve o poder de concentração, melhora a flexibilidade e resistência, desintoxica o organismo, alivia o cansaço dentre outros benefícios.

Então saudemos o Sol de todas as formas!  Ele é fonte de vitamina “D”, indispensável para nossa saúde. Vale lembrar que nosso corpo  produz essa vitamina, mas para isso, precisamos nos expor ao sol pelo menos 15 minutos duas vezes por semana, de preferência no horário da manhã. É a vitamina “D” que ajuda a construir e reforçar os ossos e a nossa imunidade. Estudos apontam que pessoas com altos níveis de vitamina “D” no sangue estão menos propensas a desenvolver câncer, depressão e doenças cardíacas.

Já praticou ou costuma praticar essas posturas? Quer compartilhar? Deixe seu comentário abaixo.

Namastê.

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também:

Se gostou desse artigo compartilhe com seus amigos. Meu nome é Débora e sou empreendedora digital. Agora tenho um sonho realizado, trabalho em casa e ainda contribuo com grandes causas sociais. Meu propósito é trazer reflexões e possibilidades. Junte-se a nós nesse grande projeto e torne-se um afiliado da Social Fórmula Top clicando aqui . Namastê sempre...


ATENÇÃO: O meu blog utiliza Copyscape Premium, um serviço de deteção e notificação automática de plágio, por favor pense nas consequências negativas do Google penalizar seu website antes de duplicar o meu conteúdo.