Yoga para Crianças: por uma sociedade mais pacífica

Nesse artigo quero  compartilhar com vocês alguns benefícios observados com a prática do Yoga para crianças. É sabido que o Yoga nos oferece melhoria na capacidade respiratória, aumento da concentração e atenção, alívio do stress, sensação de tranquilidade,  diminuição de estímulos agressivos e outros tantos auxílios para a nossa saúde.

Benefícios do Yoga para Crianças

Pois bem, do mesmo jeito que essas benesses são observadas nos adultos também o são nas crianças. Proporcionar uma aula de yoga para as crianças é presenteá-las com um ambiente colaborativo, dinâmico, leve e divertido. Lá ela poderá desenvolver equilíbrio, flexibilidade e  força além de autoestima, espírito colaborativo e consciência.

Alguns professores utilizam instrumentos musicais e contação de histórias para a prática ficar ainda mais atrativa. Mas, de um modo geral, as crianças aceitam bem qualquer desafio e tudo o que é oferecido com amorosidade.

Gopala Amir Yaffe,  para esclarecer a diferença entre o yoga e outras atividades, também lúdicas, que incorporam música e jogos, nos brinda dizendo que “Além dos imensuráveis benefícios físicos e mentais, o princípio fundamental da prática de yoga é o respeito e a honra: por nós mesmos, uns pelos outros e pelo nosso meio ambiente.”

Quando o matemático e filósofo Pitágoras soltou a máxima: “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”, ainda não tínhamos os estímulos que temos hoje,  como jogos eletrônicos, violência explícita na televisão, propagandas apelativas e excesso de informação. E, por mais que tentemos  minimizar os efeitos sobre as nossas crianças, sabemos que hoje as cobranças são maiores em relação aos pequenos. Esses já nascem em um ritmo bem mais acelerado que a maioria de nós e alguns acabam absorvendo o stress sem perceber.

Então nada mais pertinente que desenvolver a inteligência emocional deles e proporcionar o encontro interior de forma natural e prazerosa. Assim colaboramos por uma sociedade mais pacífica e mais saudável, capaz de fazer suas escolhas de forma  sábia.

yoga-para-criancas

 

Yoga é uma filosofia de vida, onde o ser adepto adquire uma postura pacífica, consciente e desapegada perante a existência. São atitudes que, se adotarmos para viver, podemos evitar muito sofrimento. Escrevi um artigo sobre a filosofia do yoga, compilado em 8 passos,  por um sábio filósofo yogue denominado Patanjali. Se tiver interesse, pode acessar o link  para saber mais.

Quer saber ainda  mais?

Deixe seu comentário abaixo, será um prazer trocar ideias com você.

Namastê.

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também:

Se gostou desse artigo compartilhe com seus amigos. Meu nome é Débora e sou empreendedora digital. Agora tenho um sonho realizado, trabalho em casa e ainda contribuo com grandes causas sociais. Meu propósito é trazer reflexões e possibilidades. Junte-se a nós nesse grande projeto e torne-se um afiliado da Social Fórmula Top clicando aqui . Namastê sempre...


ATENÇÃO: O meu blog utiliza Copyscape Premium, um serviço de deteção e notificação automática de plágio, por favor pense nas consequências negativas do Google penalizar seu website antes de duplicar o meu conteúdo.